Imagem capa - Fazer ou não o Ensaio de Gestante? por Renilson Aparecido Guimarães
Dicas fotografia de Gestantes

Fazer ou não o Ensaio de Gestante?

É uma pergunta muito comum entre as futuras mamães, ainda mais nesses tempos de pandemia em que a gestante está inserida no grupo de risco. 


Mas tenho certeza que depois dessas dicas você vai querer eternizar esse momento tão mágico na vida da família.


Primeiramente lembramos que a gestação envolve várias mudanças hormonais, físicas e psicológicas para a mãe e para a família, por isso é importante fazer uma análise da saúde nesse final da gravidez, para que o ensaio ocorra com segurança e tranquilidade.


O ensaio de gestante é um momento que requer uma organização tanto por parte da gestante como por parte do fotógrafo. 


Pensando nisso separei algumas dicas que considero essenciais para ter um ensaio seguro e de boas lembranças.


1 - Escolha a data certa para o ensaio

Definir a data ideal para o ensaio faz toda diferença. Entre a 28ª e a 35ª semana, é o tempo mais sugerido entre os fotógrafos, pois é quando a grávida fica com a barriga linda, com um tamanho ideal para as fotos.


Mamãe Mariana à espera de Maitê



2 - Escolha um local que seja tranquilo  

Muitos ensaios que tenho feito são na casa das clientes, além de ser um local onde eles têm um controle sobre tudo, é um local de aconchego e carinho. Nesse caso eu tento não tocar em nada mantenho uma distância segura e usando máscara, além do álcool gel sempre à mão. Mas se precisar sair, escolha um lugar tranquilo, sem muita movimentação de pessoas, o ideal é algum lugar que seja da família, como um sítio ou chácara.  


Mamãe Stefânia a espera de Caetano






3 - Faça um cronograma para as fotos

Converse com seu fotógrafo e faça um pequeno roteiro das fotos antes de começar, assim vocês aproveitam melhor o tempo. Tenha pequenos intervalos no decorrer do ensaio.  

 

Mamãe Marcela e papai Edu à espera de Pedro



4 - Use roupas leves e confortáveis

Sempre sugiro que a gestante faça o ensaio com as roupas que ela se sinta linda e confortável, umas 3 trocas no máximo. Procure diversificar os looks com saias, vestidos e tops, pense antes o que vai usar com o que, para não ficar perdida na hora da troca.

Pense no look do maridão e dos filhos também, caso não seja o primeiro filho, para harmonizar com o seu. 

A família é essencial para deixar o ensaio mais descontraído e divertido, é um momento para curtir juntos. Ah... claro que se tiver um pet na família, como um cão ou gato ele não pode ficar de fora.


Mamãe Elea e a irmanzinha Mari fazendo um carinho no Pedro




5 - Procure um fotógrafo com quem se identifique

É importante se sentir à vontade com o profissional escolhido, por isso converse bastante com o fotógrafo antes do ensaio fotográfico, cada um tem uma personalidade e uma linguagem de trabalho diferente. Procure referências e depoimentos de clientes anteriores.   


Espero que essas dicas ajudem a ter uma bela recordação desse momento de espera, pois a fotografia de família é mais que uma lembrança, é uma herança que ficará para ser revivida quantas vezes quiserem e o bebê depois que crescer, já vai saber pelas fotos que mesmo antes de nascer já fazia parte da vida do casal com um amor incondicional. O momento passa, mas as fotografias ficam.


Fiquei encantado com a mensagem que recebi da Marcela, mãe do Pedro. O porquê ela fez o ensaio de gestante, com palavras direcionadas para o Pedro. Vou colocar aqui exatamente como ela me enviou:

Fotografia é contar histórias através de álbuns. É eternizar momentos especiais, e de alguma forma eu quis guardar a emoção que senti quando te esperava, meu filho tão desejado, Pedro!  Essas fotos são para mim poesias que não precisam de palavras, é só olhar e reviver este sonho!!


A nossa gratidão a você Renilson, por emprestar seu talento com tanta sensibilidade, leveza e autenticidade realizando esse trabalho do jeito que queríamos. Saiba que através do seu olhar registrou esse novo capítulo de uma nova história que está apenas começando!”




São mensagens assim que me faz seguir em frente com vontade de melhorar cada vez mais com muito amor e respeito pelos nossos clientes.


Se você se identificou com o meu trabalho e quer registrar esse momento tão sublime, é só clicar aqui.